Nesta segunda (3), será reinstalada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar das Oliveiras. A retomada do grupo de trabalho é uma proposição do deputado estadual Marcus Vinícius (Progressistas), que assume a presidência no lugar do deputado licenciado Beto Fantinel (MDB), atual secretário de Assistência Social do governo Eduardo Leite (PSDB). O parlamentar da Região Centro foi também o autor da frente, em 2021.
– Existe um espaço eminente no mercado interno, apenas 1% do consumo é de azeites brasileiros. O futuro do agronegócio gaúcho e brasileiro passam por esse setor, que precisa ser acolhido, representado e bem cuidado – afirmou Marcos Vinícius, que é da Metade Sul, região com uma grande produção de Oliveira.
No centro do Estado, São Sepé, Caçapava do Sul, Formigueiro e São João do Polêsine são os municípios que mais se destacam no cultivo de azeitona.
Entre as atividades previstas pela Frente Parlamentar, está a adequação da legislação estadual para garantir a certificação de qualidade, que, como consequência trará segurança ao produtor e consumidor e a paridade comercial.
– O setor vem se sentindo prejudicado com a concorrência danosa de produtos europeus de baixa qualidade e que entram no mercado brasileiro sob o título de azeite extra virgem quando na verdade são produtos manipulados e com procedência pouco rigorosa – ressaltou o novo presidente da Frente Parlamentar das Oliveiras.
Aparte
- O Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, deu o pontapé inicial aos encontros regionais em preparação ao pleito municipal de 2024.
- Em Santa Maria, o evento ocorrerá no dia 21 de julho.
- Por 10 dias estarei de férias. Até a volta!